quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Moda: Harmonia dos pés a cabeça!

Você comprou uma saia que há tempos namorava na vitrine de uma loja. Em uma ocasião especial, decide usá-la. Abre o guarda-roupa, se veste e na hora de escolher o sapato, desastre! Você não tem a mínima idéia do que colocar nos pés. Esta história parece familiar? 

É muito comum não saber ao certo como combinar algumas peças de roupa e calçados. Sandálias de tiras, sapato fechado... O que é melhor? “Todos os acessórios devem conversar com a produção principal, é uma questão de coerência e harmonia visual”, afirma a consultora de imagem Carla Destri. Produções com peças que não combinam deixam os observadores confusos, sem saber ao certo para onde olhar, se para a blusa, para o sapato ou para a calça. “Há um conflito visual. Em torno de 55% da nossa comunicação é visual e, com peças de roupa que disputam a atenção, não conseguimos nos comunicar com o outro, passando uma imagem desleixada e desorganizada”, completa.

A grande questão é como saber se não está exagerando na mistura. Uma dica: o espelho é seu melhor amigo nesta hora. “Costumo dizer aos meus clientes que se você olhar no espelho e achar que tem alguma coisa estranha, é porque tem. Mesmo que você não saiba o que é, esse já é o primeiro passo”, conta Carla. O importante, nesse caso, é tentar combinar peças de um mesmo estilo. Por exemplo, roupas com babados devem ser usadas com sapatos mais delicados e de cores menos vibrantes, mais claras. Já um vestido super sensual de couro necessita de um acessório à altura, mais pesado. 

Combinações certeiras! 

Para você não errar na hora de fazer sua mistura, confira abaixo alguns tipos de sapatos e possíveis roupas que caiam muito bem com eles. 

Chinelo de dedo e sandálias rasteirinha

Use em ambientes informais, com saias, shorts e vestido em modelo bem esportivo. Para as mais ousadas, os modelos metalizados, com cara de noite, podem ser usados com calça jeans e uma blusa mais esportiva e larguinha. Mas cuidado: esta produção é complexa, na dúvida, não use!

Scarpin 

Para os modelos mais clássicos: calças, bermudas e shorts de alfaiataria, jeans com boca um pouco mais larga, saia de tailleur e vestidos mais clássicos. Já os modelos coloridos, metalizados e estampados devem ser usados com roupas que quebrem a ‘formalidade’ do scarpin. Calças skinny, minissaia jeans, micro vestidos balonê e macacões mais curtos são ótimas opções. 

Mule 

Jogue fora, sem dó! O mule está fora de moda há muitas estações. 

Sandália com salto 

Os modelos de saltos mais largos e menos formais para o dia podem ser usados com qualquer peça de roupa. Já as sandálias de salto fino e cavas largas devem ser guardadas para a noite.

Anabela e sandálias plataforma

São ótimas para serem usadas com calças de boca larga e saias na altura dos joelhos.

Sapatilha 

Versátil, a sapatilha cai bem no ambiente de trabalho – nesse caso, opte pelas mais clássicas e formais – e também no dia-a-dia – escolha as de solas emborrachadas e bem molinhas. Vão bem com calças de boca mais estreita, skinny e vestidos e saias mais soltos do corpo, como os evasê.

Botas 

Harmonia é tudo, portanto, use botas com peças invernais e de material mais pesado. As de bico quadrado e salto mais largo podem ser usadas para trabalhar ou para o dia-a-dia. Já as de salto e bico fino devem ser deixadas para momentos de lazer e para a noite. 

Tira teima!

Calça larga com bota de salto grosso, saias curtas com anabelas. A seguir, a consultora Carla Destri tira algumas dúvidas freqüentes de combinações.

Terninho e bota de bico fino combinam?
Geralmente, as calças de terno têm a boca mais larga. Fatalmente, não combinam com sapatos de bico muito fino por uma questão de proporção visual. A pontinha da bota “escapando” por baixo da barra da calça não fica muito harmônica. Nesse caso, opte por sapatos de ponta quadrada ou redonda.

Saia na canela: quais são as combinações ideais pra ela?
Existem diferentes opções para esse tipo de saia. Para os dias frios, uma bota cano longo cai muito bem. Mas lembre-se: ela deve ser coberta pela saia. Outra opção é usar meias grossas, em cores escuras, com sapatos na mesma cor. Prefira sapatos de bico redondo ou quadrado. Para os dias quentes, quem possui pernas grossas deve usar sapatos cavados, para alongar as pernas. Já quem tem pernas mais finas pode usar sapatos ou sandálias com tirinha nos tornozelos. Como a barra da saia fica próxima dos pés, prefira sapatos em cores próximas à da saia.

Salto alto com vestido curto ou shortinho. Quem pode e quem não pode?
Todo mundo pode! As mulheres de pernas grossas devem optar por meias escuras para afinar e alongar as pernas, assim como preferir sapatos cavados na mesma cor da meia e com saltos mais grossos, compatíveis com o peso visual de suas pernas. Já as mulheres de pernas médias ou finas podem usar à vontade, tomando cuidado apenas com o peso visual do salto, que, neste caso, não pode ser muito pesado, como plataforma, por exemplo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário